Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vai beber durante a Copa do Mundo? Aprenda a cuidar bem do seu fígado!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Dezembro de 2022 às 14h49

Link copiado!

oneinchpunchphotos/envato
oneinchpunchphotos/envato

Nesse clima de Copa do Mundo, muitas pessoas costumam se juntar com amigos e parentes para beber enquanto assistem aos jogos. No entanto, é preciso se alertar aos perigos que o excesso de álcool pode acarretar ao fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

A cirrose é a doença causada pelo abuso de bebidas alcoólicas, e compromete a função do fígado. O grande perigo, nesse caso, é que a condição é silenciosa: o fígado pode passar por anos de complicações sem dar sinais de que algo esteja errado.

Os sintomas envolvem pele amarelada, inchaço no abdômen, emagrecimento, fraqueza, perda de apetite, mau hálito, nódulos amarelados pelo corpo, tosse e vômito. O tratamento envolve a prescrição de medicamentos, mas casos mais graves de cirrose acabam sendo encaminhados para o transplante de fígado.

Continua após a publicidade

Para impedir que a situação chegue nesse nível, especialistas recomendam alguns hábitos para manter o fígado saudável.

Como cuidar do seu fígado

A melhor maneira de combater as doenças hepática é evitá-las, o que pode ser feito ao manter um peso saudável, por exemplo, uma vez que o sobrepeso gera risco de gordura no fígado. A perda de peso pode desempenhar um papel importante para ajudar a reduzir esse risco.

Continua após a publicidade

Assim, os especialistas recomendam evitar refeições com alto teor calórico, gordura saturada, carboidratos refinados (como pão branco, arroz branco e macarrão comum) e açúcares. A prática de exercícios regularmente também é bem-vinda, já que quando a pessoa se exercita, isso ajuda a queimar triglicerídeos.

Uma recomendação é conversar com seu médico sobre a quantidade de álcool certa para você, ou seja: se está autorizado a beber álcool apenas com moderação ou se é preciso parar completamente. Dito isso, também é importante evitar o uso de drogas ilícitas para manter a saúde do fígado.

Fonte: Johns Hopkins Medicine (1, 2), American Liver Foundation